1 de jun. de 2011

Detectada falha perigosa no novo Grigri








Notícias


Dada uma string de 10,2 mm. Saída de fone e apertou.

Com a corda nesta posição, o Grigri 2 paragens para bloquear a corda, deslizante.


Vista lateral do cabo de alimentação fora do seu modo de segurança.

Orifício através do qual a corda desliza para fora do telefone e fica entalada.



O Grigri Petzl 2 , que substitui o Grigri popular e de longa vida na mesma casa, uma falha em seu design que o torna potencialmente perigoso. CampoBase recebeu Grigri provedor 2 da empresa em Espanha (Vertical SL) apenas três meses, a fim de testá-lo, analisá-lo e proceder a uma revisão nas páginas da nossa revista (ver edição do próximo mês de julho).

Depois de garantir o alpinista dois escaladores, primeiro e segundo e apontar seus pontos fortes e falhas, a surpresa passou alguns dias atrás, quando, depois de prender uma queda, a seguradora (o nosso teste) foi incapaz de imediato corda alpinista, que queria repetir o passo. Nós usamos uma corda de 10, 2 mm (o dispositivo suporta cordas de 8,9 mm a 11 mm, com uma utilização óptima de diâmetro a partir de 9, 4 e 10 mm, 3 mm). O nosso espanto e surpresa foi enorme: a linha havia se mudado de seu guia e foi preso sob a parte inferior da alavanca, perigosamente apertado. A forte atração da mão, ainda segurando a corda inerte, foi utilizado para desobstruir a linha e permitir a progressão do escalador.
Mas o choque foi tremendo. A corda não perdeu seu lugar para parar a queda, mas o fez quando o alpinista agarrou-a para ir para cima, levando ao desequilíbrio da seguradora, que agarrou a força da corda e desde que com aquele gesto para chutar o guia de corda o produto (ver fotos 1 a 5). Um gesto repetido milhares de vezes com a primeira versão do Grigri que, no entanto, nunca tive problemas desse tipo.

No início, a culpa do incidente a um acidente incompreensível, mas não perder de vista o incidente. Dois dias depois, houve o mesmo e também por acaso, desta vez durante a manobra de descida de um alpinista que tinha terminado o seu percurso.

Com o aparelho bloqueado enquanto o alpinista desmontou a estrada, o simples gesto de segurar a corda bamba levar novamente para o mesmo abandonar o seu espaço colase e no lado esquerdo do dispositivo. Mais uma vez a corda pinçada perigosamente.

Desta vez, eu discuti com um grupo de alpinistas que estavam na mesma escola, e para nossa surpresa, um deles confirmaram que ele tinha sofrido o mesmo problema. Em seguida, perguntou sobre outros escaladores nos confiaram o mesmo comentário sobre o Grigri 2. Nos dias sucessivos, muito facilmente provocar uma manobra perigosa (com o alpinista pendurado quase ao nível do solo), confirmando as deficiências de um dispositivo que, hoje, deve perder seu lugar no mercado.

As características da primeira versão do Grigri impediram que estes erros: a alavanca foi superdimensionada e era próximo ao gancho mais para trás sobre o eixo de rotação da mesma. Além disso, e acima de tudo, o guia está por trás da cadeia fora da força é significativamente maior em Grigri, que a posição Grigri 2, e menos vertical, criando um "dique", pela qual corda não vaza para a esquerda, que não alcança a nova versão do dispositivo.

O fracasso Grigri 2 é o mais importante se considerarmos que muitos escaladores usam nove milímetros corda com que seja ainda mais fácil de escapar a corda é pinçada e perigosamente. Além disso, uma vez ajustados, o dispositivo pára de bloquear a corda, que desliza para baixo o dispositivo!

Estamos verificando com uma seqüência de 9, 2 mm, eo resultado foi negativo eloqüente.

Texto e fotos já foram enviadas para o distribuidor Petzl em Espanha e espero que motiva uma investigação aprofundada sobre Grigri 2 pelo fabricante francês. Certamente não recomendamos usar este dispositivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário