25 de jul. de 2012

Eliseu Frechou e Hillo Santana



Grande Hillo,

Primeiramente, é uma honra poder fazer as perguntas a voce... Visto a grande admiração e respeito que tenho por voce.
Estou numa correria danada...
Mas hoje conseguir terminar tudo cedo...
Seguem as novas perguntas, vamos manter todas as suas, pois considerei excelentes!!

1- Beto Joly - O  que te levou ao montanhismo ?


Hillo Santana -  A essência da montanha sempre esteve presente na minha vida . Quando criança costumava caminhar  pelos bosques e florestas com a  mais pura sintonia e reverência . Hoje adulto faço grandes travessias e difíceis e grandes vias de escaladas. A minha primeira escalada foi o paredão  "CEPI" via ferrata na face oeste do Pão de Açúcar no início na década de oitenta .Nesta época eu morava na Urca e até hoje eu faço o CEPI como uma atividade de exercício a mais ...




2- Beto Joly - Como foi a sua aproximação com a montanha ?


Hillo Santana - Tinha um vizinho italiano que era alpinista ele me emprestava alguns equipamentos ; faziamos o CEPI com muita frequência .Em 1986 foi o ano definitivo resolvi sai um pouco do CEPI  e passei a frequentar algumas vias de escalada que podesse guiar .Em 1987 meu amigo teve que voltar pra Itália,antes dele partir ele me deu um oito e algumas costuras expressas da marca Kong Bonati ,olhou dentro dos meus olhos e disse: sempre que voce quiser escalar uma via ,nunca peça a ninguém para te levar treina fisicamente,tecnicamente e psicologicamente e vai mas antes de tudo, saiba onde esta indo ,saiba onde esta pisando.Compreendi perfeitamente a mensagem ; no mesmo ano convidei meu amigo Pita "Luiz Cláudio Bitencurt" que mora atualmente da Grécia , para fazer o CEPI  e passamos a escalar por muitos longos anos .
Vale lembrar que na época não existia loja de equipamento de escalada no Brasil, meu primeiro boudrier comprei com o falecido Rainildo ex sócio do club CEB .




3 - Beto Joly - A escalada em solo é um estilo que te atrai porque ?


Hillo Santana - A escalada solo é um estilo muito bonito ,escalar sem a segurança da corda para segurar uma eventual queda é uma situação para poucos solei recentemente  a Leste do Pico Maior de Salinas ( Nova Friburgo )  a Leste do Dedo de Deus e a chaminé Galloti no Pão de Açúcar . Alguns escaladores acreditam que solar uma montanha se resume em treinar para pasar o crux com facilidade é isso também ,mas o que realmente conta são o conjunto de vários fatores sutis que influenciam diretamente quando solo uma via ...
4 - Beto Joly - Quais são os seus principais projetos de escalada para este ano ?
Hillo Santana - Pretendo fazer um documentário de escalada pro cinema e algumas conquistas inéditas .
5 - Beto Joly - Como voce ve os valores naturais da montanha e o ambiente ?
Hillo Santana -
É uma pergunta complexa.Eu vejo como um todo que o 
crescimento econômico e a melhoria dos índices socias estão diretamente relacionados à sustentabilidade ambiental .O novo ciclo de desenvolvimento que o Brasil e outros países emergentes experimentam hoje pressupoe planejamento e respeito à finitude dos recursos naturais ,de modo a harmonizar crescimento e conservação do meio ambiente .
O desenvolvimento sustentável na minha visão  é aquela capaz de suprir as necessidades da geração atual,sem comprometer  a capacidade de atender às demandas futuras. Este conceito exige que as empresas incorporem às práticas organizacionais uma visão estratégica e territorial das questões socioambientais,de modo a garantir lucros aos negócios sem deixar de lado o cuidado com a natureza e o atendimento às necessidades de sobrevivência das pessoas. Tive a oportunidade de conhecer o Chico mendes na decada de oitenta ele tinha essa mentalidade uma visão ampla para o futuro verde  da floresta amazônica .


Na verdade o desmatamento na amazonia caiu um pouco,mas é preciso mais que isso .Temos de buscar a sustentabilidade dos projetos. Na Amazonia a diversidade de iniciativas é positiva. Monitorar é importante ,controlar o dematamento também ,mas as pessoas que vivem lá precisam viver. Levará  tempo ,será preciso construir outros tipos de indústrias,novos modelos econômicos ,que valorizem os produtos locais .E,acima de tudo ,as pessoas aprenderem que o que têm é valioso.Elas tem de aprender que podem viver de outras formas não precisa derrubar a floresta ou queimar pasto ...   


6 - Beto Joly - Como surgiu a idéia da sua conquista da via Nova Era na face sudeste da Pedra do Sino no Parque Nacional da Serra dos Orgãos ?
Hillo Santana -  A inicialmente surgiu em 2008 quando estava no navio do Greenpeace Artic Sunrise ;mostrei algumas fotos do paredão do Sino pro argentino  Pablo Toranzo ,excelente escalador  de big wall  ele  gostou muito da linha onde pretendia-mos conquistar a nova via e providenciou um patrocínio no banco Itaú pois ele era casado com a dona do Banco .
Pablo alguns meses depois  me disse que havia desfeito o seu casamento e que não iria assinar o contrato do patrocínio . Então finalmente consegui alguns patrocínio , apoios e partimos pro objetivo em agosto de 2011 .Foi uma das vias mais exigente e difíceis que conquistei ,  foi possível escalar 90% da via  em livre a conquista demorou 45 dias , Se tornou a maior  e a mais difícil escalada da Pedra do Sino e uma das mais técnicas do Brasil .
7 - Beto Joly -Hillo como voce ve a transformação do Rio de Janeiro para receber os jogos olímpicos e qual o impacto das mudanças da vida do carioca e do esporte de montanha ?


Hillo Santana - Pode se dizer que o Rio de Janeiro é a capital do mundo,ou seja a cidade do momento ; em breve toda a imprensa internacional e toda a  atenção mundial se centralizará aqui.Vários eventos aconteceram e muitos ainda estão por vir como por exemplo: a Para Olímpiadas ,Rock in Rio ,Jogos Militares, Copa do mundo de Futebol,visita do Papa a desputa dos Jogos Olímpicos teremos a Rio+20 confêrencia das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável que será realizada em junho deste ano;assim é conhecida por que marca os 20 anos de realização da conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, (Rio 92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da confêrencia é renovar o compromisso político para a sustentabilidade mundial, avaliar o progresso e apontar as lacunas na implementação dos resultados da Rio 92,como também enfrentar os novos desafios emergentes.Teremos a Semana Brasleiro do Montanhismo ( SBM) o maior evento do montanhismo brasileiro onde está sendo planejados diversos eventos para celebrar e preservar a cultura do montanhismo e da escalada brasileira ;medidas terao  iniciativas para minimizar seus impactos e promoverá a conscientização ambiental e uma sociedade mas justa .  Como disse Alex Huble na Declaração do Tirol : O esporte de montanha tem um futuro ,mas eles também tem uma história . Tivemos os 100 anos da conquista do Dedo de Deus, montanha que estabeleceu o marco defininivo da escalada brasileira , teremos o open boat o navio de última geração do  Greenpeace cada detalhe foi pensado para ser energeticamente eficiente, sustentável e para reduzir a pegada de carbono o navio Raibow Warrior  estará  ancorado no Pier Mauá para visitação publica dia 12 de junho  e etc... Quanto as mudanças da vida dos cariocas eu diria que todos esses eventos acontecendo aqui fortalece  muito as relações diplomaticas e a vida de todo cidadão brasileiro.




8 - Beto Joly - Hillo como voce ve o impacto ambiental e os problemas causados pelo crescimento acelerado do número de escaladores e montanhistas ?




Hillo Santana - Este assunto é muito complexo eu posso ir além disso. O ecossistema das montanhas do Rio de Janeiro é característico da Mata Atlantica secundária . Ainda existem resquícios das matas originais nos pontos de difícil acesso;o lixo o descuido os incendios intencionais vem descaracterizando este lugar tão especial ,o intenso usos das trilhas tem causados grandes erosões em alguns trechos . Tenho observado uma nova geração de jovens e crianças que de forma natural e espontânea cuidam mais da natureza.
Em geral as pessoas ainda tem um olhar pessimista em relação às mudanças necessárias para evitar  o agravamento dos problemas ambientais causados pelo homem.No entanto vale destacar que é preciso valorizar as pequenas coisas as pequenas novas atitudes no cotidiano da sociedade ,afinal são ela que podem transformar o futuro. Nós montanhistas temos a condição de escolher que futuro queremos para nós temos que encorajar um comportamento sustentável , temos que melhorar a nossa mentalidade e deselvolver um olhar em relação a Terra pra que possamos então sentir-se perte dela e  conviver respeitando, devemos estender o nosso olhar a todos os seres com as quais interagimos e convivemos.




9 - Beto Joly - Hillo o que a montanha representa pra voce ?


Hillo Santana - Representa a própria vida devemos explora-lá respeitando nossos próprio principios .

10 -Beto joly -  Voce escala todos os dias ?


Hillo Santana - Tenho muro de escalada indoor em casa . Escalo todos os dias mas tenho treinado pouco ,corro 10 km 3 vezes na semana ,ando de bicicleta entre 100 a 200 km por semana e nado no mar por 40 minutos e faço muita caminhada pesada estas atividades me ajudam muito na parte aeróbica .


11 - Beto Joly - Voce tem algum ídolo na escalada ? Quem são e porque os considera ídolos?
Hillo Santana - Nunca tive ídolos,tem escaladores que admiro pelo seu trabalho profissional .




12 - Beto Joly -  Quais as modalidades de escaldas que mais te agrada ? 


Hillo Santana - Gosto de escalar os mais variados estilos possíveis : big wall, boulder, aderência , fendas , chaminé, escalada artificial móvel ,escalada esportiva, escalada tradicional ,agarras,  dentre outras é importante e necessário escalar muitos e diferentes tipos de escalada e de rochas, isso fortalece o psicológico e desta forma  escalamos com mais segurança e mais confiança .


13 – Beto Joly - Quais os escaladores que mais te influenciaram desde o início?
Hillo Santana - Os escaladores que me influenciaram foram Katia Torres,Sérgio Tartari Alexandre Portela e o Paulo Macaco ( Paulo César Bastos)


14 - Beto Joly  - Onde voce começou a escalar big wall ?


Hillo Santana -  Na face sul do Corcovado que é praticamente o quintal da minha casa .Big wall é uma modalidade para poucos ;para guiar  um big wall não basta estar escalando graduação  elevada a mente precisa estar forte ou seja o psicológico precisa estar bem esse é um dos fatores que mais passa segurança em um big wall a experiencia também conta é claro ...
15- Beto Joly - Qual o big wall mais belo que voce já escalou ?
Hillo Santana -  Todos os big wall tem sua beleza o mais bonito do Brasil é sem dúvida a via Crazy Muzungos no Garrafão e a Agulha do Diabo ambos no Parque Nacional da Serra dos Orgãos .Li em uma revista que  a  Agulha do Diabo esta entre as dez montanhas mais bonitas do mundo ...
16 - Beto Joly -  E quanto aos campeonatos de escaladas. Como vê e qual sua relação com as competições?
Hillo Santana - Parei de competir no ano  2000 isso já tem 12 anos atraz .Participei de quase 300 competiçoes entre elas a seletiva do extreme-Games e varios campeonatos brasileiros e sul americanos ;na década de oitenta as competições tinham boas premiações e muros considerados,nos dias atuais vejo uma decadência neste sentido .




17 -Beto Joly - Onde voce mais gosta de escalar ?
Hilo Santana - São muitos os pointer de escaladas : Salinas ,Serra dos Orgãos .Minas Gerais, Curitiba, Rio Grande do Sul , Goiás .Florianópolis e nordeste do país que possuem  um grande potencial de  lugares para se escalar .Quando estou no Rio eu frequento muito o Campo Escola 2000 e a Barrinha e a Urca que é considerada uma dos maiores centros urbanos de escalada do mundo por causa do acesso rápido as a base das vias ...


18 - Beto Joly - Voce acredita que o high line ajuda na escalada ?
Hillo Santana - Sem dúvida ajuda e muito é uma parte de nós que não desenvolvemos no dia a dia equilíbriio e sempre bem vindo nas escaladas 
19 -Beto Joly -  Qual sentido da escalada pra vc ?
Hillo Santana -  Escalar é uma filosofia de vida, um ideal de vida, é um busca do conhecimento de si mesmo. Eu aprendo muito com a natureza e com a montanha mas infelizmente não posso comentar isso nesta entrevista .
20 - Beto Joly -  Você tem patrocínio atualmente? Quais são os seus patrocinadores ?
Hillo Santana - Deuter ,Princeton Tec , Sea to Summit  e Safra Wine Store
21 – Como se interessou pelas ações promovidas pelo Greenpeace?


 Hillo Santana - Quem me influenciou a entrar no Greenpeace foi o trabalho realizado  pelo oceanografico Jaques-Yves Cousteau mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisas a bordo do Calypso

Jacques Cousteau criou uma sociedade para proteger a vida no oceano, aquela que sempre o apaixonou. Escreveu, filmou e inventou meios para poder permanecer mais tempo e em melhores condições debaixo de água. Nomeadamente, inventou, em parceria com Emile Gagnan, o Aqua-Lung, um cilindro de ar portátil que os mergulhadores usam para respirar. Outra das suas façanhas foi provar que o homem, apesar de não ter guelras, podia vi­ ver debaixo de água. Construiu uma casa submarina, onde sua equipe viveu durante um mês a 100 metros de profundidade.  


 desde criança sempre lia tudo sobre Cousteau assistir todos os seus filmes .Conquistei uma via em sua Homenagem Jaques-Yves Custeau 4 V E3 D1 no Morro do Babilônia na Urca ...




22 – Beto Joly -  Teve alguma escalada que já o fez pensar “o que estou fazendo aqui?”, e se teve qual foi e porque?
 Hillo Santana - Já estive em diversas situações muito difícil na escalada; sempre estou preparado para situações diversas ,em algumas vias de escalada  é quase sempre  possível calcular os serio riscos que estão por vir nas iminentes cordadas . E  as condições climaticas ...


23 – Beto Joly -  Muitos escaladores desejam escalar grandes vias como “Atalho do Diabo” ou “Tragados pelo Tempo”, qual seria sua recomendação de treinamento para objetivos como estes?
 Hillo Santana -  sugiro que escalem nas falesia da Barrinha e Campo Escola 2000 lá teremos base para ir no Atalho vias tradicionais em paredes ajudam muito também ... O Tagados é um vias muito exigente tem lances em livre obrigatório mas nada impossível se o escalador realmente quiser fazer com um  pouco de treino e muita força de vontade ele faz a via que quiser basta mentalizar forte se organizar e parti pro objetivo ...
24 – Beto Joly -  Escaladores sempre tem uma meta, de um grande desafio a superar. Qual seu maior desafio ou desejo de escalada da atualidade?
Hillo Santana - Todos os escaladores tem alguma meta na escalada .Por enquanto   meus projetos estão  encaminhados , estão em  tramites ...


25 – Beto Joly -  Hoje, o destino de muitos escaladores brasileiros no verão é a Patagonia, algo raríssimo alguns anos antes. Como vê este aumento para este tipo de escalada alpina?
Hillo Santana - Este ano ano muitos brasileiro fiseram o cume do Cerro Chalten Fitz Roy e do Cerro Torre e diversas agulhas  . Pretendo fazer a Afanassief no proximo verão se o tempo estiver favoravel por lá ....
26 – Beto Joly -  Para você Hillo, escalar no muro artificial ajuda mesmo a escalar grandes paredes ou o melhor treinamento é mesmo a rocha?
Hillo Santana : Os dois treinos muro e rocha e varios outros ajudam nas escaladas de grandes paredes e também a alimentação equilíbrada ...


27 – Beto Joly - Ao seu ver, qual é o fator mais importante em uma escalada comprometedora, com elevado grau de exposição, a técnica, a experiência ou o psicológico? Por que?
Hillo Santana - Em uma escalada de comprometedora a pessoa deve esta preparada psicologicamente ,tecnicamente  e ter muita experiência o principal neste tipo de via e o conjunto visto como um todo a interação com a  equipe os equipamentos mas variados possiveis e o respeito pelo mantanha ...
28 – Beto Joly    -  Como voce se prepara psicologicamente para escaladas ou conquistas consideradas bastante difíceis aqui no Rio de Janeiro?
Hillo Santana - A melhor forma de me prepara é escalando todos os dias variando os estilos dierentes de vias conheci pessoas que escalam 10a  e que não conseguiu guiar via de aderencia de seto grau ...
29 –Beto Joly -  Tem algum escalador com quem gostaria ainda de poder dividir a corda em uma escalada?
Hillo Santana  - Gosto de escalar com  ,Julio Campanela escalador muito experiente a agil na montanha , Sergio e muitos outros .Compartilhar uma escalada com os amigos e sempre bem vindo ...


30 - Beto Joly -  Deixe uma mensagem para os jovens da nova geração que estão iniciando na escalada.


Hillo Santana - É  a mesma de sempre a escalada não se resume em fazer uma via extrema em uma difícil falesia ...sugiro que procurem novos lugares para investir na escalada e que conheçam outros estilos .Aprendam a escalar em cursos homologados e respeitem as regras e normais de segurança ...



Hillo, acho que é isso aí!



-- 
-
Hillo Santana
(21) 9299-1595

Nenhum comentário:

Postar um comentário