22 de jul. de 2011

Temporada nos boulders

A dedicação e a disciplina te leva onde você quer… Veja abaixo um relato do escalador Felipe Alvares (Kbção) sobre sua temporada de boulder.


Desde o final de junho eu me dediquei especificamente para a escalada de boulder… queria conseguir alcançar alguns objetivos bem exigentes para mim. Os principais era o Amanita V10/V11 (Pedra Rachada) e o Chicletes V12 (Ouro Preto).
Chiclete V12 - Night Climb
Visual da Pedra Rachada - O Amanita esta proximo do cume a direita

O Amanita é um projeto que eu e o Rui abrimos na Pedra Rachada no inicio deste ano. Um bloco imenso e muito bonito, porém não possui agarras… por este motivo este bloco ficou abandonado durante anos. Durante uma volta em busca de FIRST ASCENTS descobrimos esta linha que fica no canto direito deste bloco, um boulder bem curto e bem explosivo. O nome do boulder ficou como Amanita pelo fato do bloco ter a aparência de um grande cogumelo, a formação da rocha é incrível. Amanita é o nome de um tipo de cogumelo.
Mushrooms Amanita
Foi bem exigente fazer o FIRST ASCENT deste boulder, tive que ir umas 4 vezes para a Pedra Rachada para poder malhar ele. O boulder tem 6 movimentos explosivos + 4 movimentos bem fáceis para dominar o bloco, o grande crux do boulder é 1 movimento de ombro que é bem especifico… mas com as entradas você vai entendendo todos os detalhes do pé e encaixe dos dedos. O grau sugerido para o Amanita ficou entre V10 e V11, quero contar com a opinião de outras pessoas pois o boulder ainda não houve repetição.  A segunda parte dos objetivos entra com o clássico boulder de Ouro Preto, Chicletes V12. O chicletes foi aberto no Ouroboulder de 2008, e na minha opinião é uma das linhas mais bonitas de Ouro Preto. O boulder tem negatividade perfeita, agarras bem sólidas, altura ideal e base plana. Este foram um dos fatores que me cativaram e me deu motivação para poder malhar o boulder. Devido a dedicação nos treinos na Rokaz de “campus board” eu consegui evoluir muito bem no boulder e mandei a cadena no 3º dia de malhação. Foi incrível e muito satisfatório mandar Chicletes.

Para conseguir alcançar estes objetivos no último mês eu passei por diferentes tipos de rocha e boulders. Escalei em Conceição do Mato Dentro, Ubatuba, Pedra Rachada, Serra da Piedade e Ouro Preto, toda esta experiência adquirida nos boulders com estilos diferentes me auxiliou na realização deste projetos.
Uma grande dica que posso deixar para todo mundo é que diversifique a sua escalada. A escalada de boulder, esportiva, indoor e tradicional tem que estar integradas.
Escalada Esportiva
Boulder
Escalada Tradicional
Escalada Indoor
O mês de julho vai fechar com mais um final de semana de boulder no evento em São Thomé das Letras, para quem ainda não conhece aproveite esta oportunidade e para quem já foi compareça para curtir o novo setor de escalada bem perto da cidade.
No mês de agosto iniciarei uma nova temporada nas vias, mesclando entre escalada esportiva e tradicional. (Pico do Baiano; Rio de Janeiro; Calogi, Serra do Cipó; São Bento do Sapucaí e Pedra Riscada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário